Quem tem responsabilidade estratégica em uma empresa acaba absorvendo a obrigação de acompanhar os avanços tecnológicos. Do contrário, qualquer negócio pode ser engolido pela concorrência. Por isso, é preciso prestar atenção à inteligência artificial, cada vez mais aplicada no gerenciamento corporativo.

Entre as plataformas dessa categoria, destaca-se o IBM Watson por sua elevada capacidade de processamento, de autoaprendizagem e de atendimento automatizado de clientes.

O Watson responde, de maneira veloz e eficaz, o que traz diversos benefícios. Ele permite a redução de custos com suporte aos consumidores, mais agilidade para reagir aos contatos do público e uma rica análise de dados sobre sua audiência.

Ficou interessado? Então, veja, neste post, o que o Watson pode fazer para otimizar as suas operações. Confira!

Descubra como a inteligência artificial é usada a favor dos negócios

Embora pareça um termo ultramoderno, a expressão “inteligência artificial” não é nova, uma vez que foi criada em 1956. O Google foi a primeira empresa a provar que o uso dessa tecnologia poderia ser convergido — com excelentes resultados — aos processos empresariais.

A gigante norte-americana inovou ao adotar esse método para atuar no mercado, o que fez dela uma organização que vai bem além dos serviços de buscas na Internet.

Nessa mesma linha, a IBM também é uma expressiva fornecedora de inteligência artificial, que revolucionou o mercado da tecnologia em 2014, quando lançou o Watson, plataforma de desenvolvimento disponível para pessoas físicas e jurídicas.

Desse modo, qualquer organização passou a poder criar uma conta no site da IBM. Com o Watson, a implementação de inteligência artificial ficou mais acessível.

Linguagem natural

A inteligência artificial é um conceito genérico, que engloba diversas outras definições de informática, como o NLP (Natural Language Processing ou Processamento de Linguagem Natural).

O NLP permite que sistemas de informática imitem as habilidades humanas, como o raciocínio, as percepções, as escolhas e a solução de problemas. Com a linguagem natural, o programa consegue entender quando um cliente pede uma segunda via de boleto, por exemplo.

Ou seja, ele interpreta o significado de uma frase. Assim, a ferramenta solicita automaticamente mais dados e acelera o atendimento. A diferença da linguagem natural é justamente fazer o programa falar como os outros seres humanos. Isso pode ser usado em qualquer serviço.

Outro atributo do programa é que ele entende a comunicação escrita das pessoas mesmo que a sentença não esteja completamente estruturada. A partir dessa interação do cliente, a interface extrai os elementos de uma conversa e coloca-os no sistema, retornando com a resposta.

Com essa ferramenta, fica mais fácil esclarecer dúvidas de um público-alvo. Veja alguns dos benefícios práticos:

  • atendimento ao cliente 24 horas (inclusive aos finais de semana e feriados);
  • disponibilidade de aprender sempre;
  • corte de gastos com treinamentos de equipes, já que ele não tem turnover (rotatividade de pessoal);
  • possibilidade de direcionar os times para tarefas mais estratégicas.

Entenda o que é a plataforma Watson e para que ela serve

O IBM Watson é um software de programação cognitiva, isto é, ele consegue aprender conforme opera. Para se ter uma ideia, essa ferramenta está apta a assimilar sozinha um novo idioma.

O Watson não é um robô, mas robôs podem ser elaborados a partir de sua estrutura. Hoje, existem várias interfaces de inteligência artificial, como a plataforma TensorFlow, do Google, o LUIS (Language Understanding Intelligent Service ou Reconhecimento Vocal), da Microsoft, e o Watson, da IBM, que estamos apresentando para você.

A vantagem do Watson é que ele está pronto para uso, ou seja, é out of box. Basta criar a conta, escolher com qual ferramenta se quer trabalhar e toda a parte técnica é instalada e configurada, sem a necessidade de envolver o time de TI (Tecnologia da Informação).

Desse modo, com ajuda de parceiras certificadas, a empresa adapta esses recursos à sua realidade de forma rápida e simples.

Além disso, o Watson proporciona a realização de todos os testes necessários antes de ir ao ar. Por essa razão, essa plataforma cria um ambiente de desenvolvimento que simplifica a aplicação prática de toda essa teoria ao cotidiano do negócio.

Os recursos podem ser utilizados no pós-venda, nas atividades de marketing, na análise de dados, no atendimento automatizado do público etc.

Conheça as principais funcionalidades do sistema

Muitas empresas gastam altos volumes com mão de obra, inclusive com horas extras, mas continuam com dificuldades para cumprir seus objetivos. Nesse quadro, o IBM Watson traz inúmeras respostas.

Com capacidade para acessar, escanear e processar os dados de mais de 200 milhões de páginas, o Watson é baseado na economia de APIs (Application Programming Interfaces). Por essa razão, ele oferece recursos conectados à Internet para parceiros de negócios desenvolverem aplicações próprias.

Com um chatbot, por exemplo, as respostas se tornam mais naturais e velozes. Mas não é só isso: são feitas avaliações sobre as falhas no processo de atendimento, com a montagem de um histórico de dados sobre esses equívocos. Assim, o sistema passa por processos permanentes de evolução.

Isso pode ajudar no planejamento de uma gestão pública ou mesmo privada. Afinal, além de responder rapidamente, os arquivos de interações servem como respaldo para a tomada de decisão.

Em suma, o Watson conta com chatbot, com a linguagem NLP, com uma visão de máquina que faz reconhecimento de imagens e com análises de dados. São 14 APIs disponíveis, que não precisam ser instaladas nos computadores. Basta acessar a Internet e executá-las! O pagamento é feito conforme o uso. Veja, a seguir, mais detalhes sobre o Watson!

Watson Assistente (Chatbot)

Os chatbots são soluções de informática que automatizam parte da comunicação de uma empresa com seus clientes e demais partners. Esses robôs oferecem aderência a outras plataformas, como as de comunicação mobile, os bots do Skype, o Telegram e o Facebook Messenger. Assim, o público obtém a informação que procura com mais segurança e agilidade, o que traz inovação para a gestão.

Watson Discovery

Integrado ao processamento de linguagem natural, o Watson Discovery propicia à empresa a elaboração de pesquisas e o armazenamento de documentações. Desse modo, é possível extrair dados, como funções semânticas, conceitos, sentimentos do público etc.

Watson Personal Insights

A partir do texto escrito pelo usuário, a ferramenta exibe a tendência de compra. Ela usa informações transacionais, como as das mídias sociais, para traçar perfis psicológicos. Assim, a empresa descobre intenções e comportamentos de sua audiência e pode usar essas informações em suas estratégias, como as de marketing.

Watson Tone Analyzer

Essa ferramenta consegue detectar os sentimentos do consumidor com base no texto que ele escreve ao interagir com a plataforma. Desse modo, o programa percebe e aponta emoções, como alegria, tristeza, raiva, medo e desgosto.

Veja a case de sucesso do Grupo Portfolio para a Unimed Fortaleza

Empresa especializada em consultoria e capacitação em gerenciamento de projetos, processos e inovação, o Grupo Portfolio desenvolveu, para a Unimed Fortaleza, um chatbot para o call center da operadora de plano de saúde. Assim, foi possível automatizar os processos de comunicação.

Para implementar o chatbot, foram identificadas as principais dúvidas dos clientes e o que seria rápido de resolver. Basicamente, 80% das demandas estavam em torno de quatro perguntas. Desse modo, o robô foi treinado para respondê-las, e depois foi realizada uma conexão com o sistema.

A Roberta, que é a assistente virtual, conseguiu atender 4 mil pessoas no primeiro mês. Hoje, a cada 30 dias, ela fala, em média, com 17 mil usuários, o que prova o quanto é possível otimizar essas operações com custo baixo.

A Roberta responde a diversas perguntas, por exemplo, onde é o hospital, horário das consultas, entre outras dúvidas. Além dela, existem mais dois chatbots na Unimed de Fortaleza: um para tirar dúvidas dos médicos cooperados e outro para esclarecer os questionamentos de colaboradores.

Assim, é viável construir chatbots especializados em públicos distintos.

Vale ressaltar que a inteligência artificial pode ser usada em inúmeras outras áreas, inclusive em sistemas públicos, garantindo mais sucesso em negócios e serviços, como bancos, distribuidoras de energia elétrica, empresas automotivas, e-commerces dos mais variados segmentos etc.

Como você pôde notar, com o IBM Watson, as empresas conseguem automatizar as suas operações, principalmente as de comunicação, o que torna os processos mais eficientes, ágeis e econômicos.

Assim, você vai conseguir ter mais controle sobre seus atendimentos, o que vai ajudar a evitar as perdas e a aumentar os lucros. Quer saber mais sobre o Watson? Entre em contato com o Grupo Portfolio!

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