A TI é parte fundamental na engrenagem de uma empresa, mas manter equipes internas atualizadas e prontas para atender a todas as demandas é um grande desafio quando o foco do negócio não é a tecnologia. A saída pode ser contar com a terceirização e todas as vantagens do outsourcing de TI.

No post de hoje, vamos mostrar para você quais são as principais vantagens de se contar com uma empresa parceira responsável pela implantação e manutenção de sua infraestrutura de TI. Continue conosco e confira.

Como funciona o outsourcing de TI

Muitos gestores ainda não estão familiarizados com o termo outsourcing e o que ele realmente significa. Essa solução pode ser conceituada como uma parceria na área de tecnologia. Nela, o seu negócio firma contrato com outra empresa, especializada em TI, para que ela seja a responsável por sua infraestrutura tecnológica.

Esse tipo de relação é muito comum em grandes empresas e multinacionais fora do país e recentemente vem sendo adotada por companhias nacionais devido às vantagens que esse modelo de parceria traz para o negócio.

Vantagens do outsourcing de TI

Contar com uma parceria de outsourcing de TI é muito benéfico para as empresas, que podem contar com uma série de vantagens ao firmarem um contrato de terceirização como esse. Listaremos alguns dos principais benefícios.

Reduzir custos

Manter uma equipe interna de tecnologia da informação é algo caro para a empresa, demandando uma série de recursos, que vão desde as entrevistas para a contratação até treinamentos pontuais para que a equipe esteja atualizada.

Existe outra série de gastos para arcar com um time local de TI, como a carga tributária sobre colaboradores, planos de saúde e custos trabalhistas, entre outros. Já ao contar com uma equipe interna, contratada por outsourcing, sua empresa não tem se preocupar com nenhum desses gastos.

A empresa terceirizada é responsável direta pela contratação e manutenção de seus colaboradores, não sendo transferida nenhuma obrigação para a sua empresa, que apenas usufrui do trabalho dos especialistas e paga pelos serviços.

Otimizar processos

Por melhores que sejam os profissionais de sua equipe interna, manter-se trabalhando em apenas uma empresa acaba por reduzir a visão macro que eles têm da tecnologia.

Uma equipe externa poderá visualizar melhor quais são os pontos falhos de sua infraestrutura que necessitam de melhora, verificando quais são as correções necessárias e rotinas que podem ser automatizadas para otimizar seus processos.

Qualificar os serviços

Contratar especialistas em tecnologia da informação é algo caro e que poucas empresas no mercado hoje podem fazer. Outro ponto é que profissionais com grande experiência e conhecimentos específicos não são encontrados facilmente.

Tal situação leva a empresa a contratar colaboradores menos qualificados e investir em treinamento para melhorar e desenvolver habilidades necessárias ao trabalho. Isso resulta em um aumento significativo do custo da mão de obra, além de os colaboradores capacitados poderem deixar a empresa a qualquer momento.

Ao firmar parceria com uma empresa de outsourcing de tecnologia da informação, você pode contar com uma equipe especializada e composta pelos melhores profissionais do mercado sem grandes investimentos.

Atualizar as tecnologias

Uma equipe interna de tecnologia da informação pode acabar se isolando do mundo externo devido ao número de demandas com as quais ela tem de lidar todos os dias. Isso acaba se tornando prejudicial ao seu negócio, uma vez que não são inseridas novas tecnologias na empresa.

Atualizar sua infraestrutura de TI é fundamental para que sua empresa se mantenha competitiva no mercado atual e possa fazer frente aos seus concorrentes. Um outsourcing de TI é uma empresa que trabalha com o que há de mais moderno e está sempre atenta às novas tecnologias, podendo atualizar sua empresa com o que há de melhor e turbinando seus resultados.

Manter o foco no negócio

Grande parte das empresas não tem como foco principal de seu negócio a tecnologia, ou seja, ela é apenas um meio para atingir um fim. Desse modo, gastar muita energia e recursos para gerir, manter uma equipe e uma infraestrutura interna de TI na sua empresa é desnecessário e pode tirar o foco principal de seu negócio.

Com um time externo responsável pela tecnologia da informação de sua empresa, você pode focar o que realmente interessa, que é o seu negócio, sem mais preocupações com a área de TI e podendo redirecionar os gastos com tecnologia para outros setores da empresa.

Contar com know-how de quem conhece bem o mercado

Empresas de outsourcing de TI trabalham com os mais variados nichos de mercado. Uma equipe terceirizada pode trabalhar em companhias de construção civil, indústria alimentícia, manufaturas de calçados, entre outras. Qualquer empresa que necessite de tecnologia pode empregar os serviços de um outsourcing.

Isso garante à equipe da empresa terceirizada um grande conhecimento e know-how para a inovação e resolução de problemas que pode ser empregado em sua empresa para melhorar seus processos. Esse tipo de experiência dificilmente será encontrado em equipes internas de TI.

Como escolher um parceiro

Agora que já mostramos para você algumas das principais vantagens na contratação de uma empresa de outsourcing de tecnologia da informação, você deve estar se perguntando: como escolher um parceiro como esse?

É preciso estar atento a alguns requisitos no momento de firmar parceria para que não haja surpresas desagradáveis no caminho e tudo ocorra da melhor forma possível.

Antes de tudo, pesquise sobre a reputação do provedor de serviços de tecnologia no mercado para saber qual é a visão de seus atuais clientes sobre a empresa. Além disso, esteja atento no momento de fechar o contrato sobre os prazos de resolução de problemas, para que estejam de acordo com o esperado.

Verifique também o suporte e atendimento ao cliente que a empresa parceira disponibiliza aos seus clientes. Caso surja algum problema e você tenha de entrar em contato, uma área de suporte bem estruturada pode resolver rapidamente suas demandas.

São várias as vantagens do outsourcing de TI e contar com uma parceria na área de tecnologia da informação pode ser um diferencial para a sua empresa se destacar no mercado em relação aos seus concorrentes.

Gostou deste post? Seus amigos e colegas também vão gostar! Compartilhe este artigo nas redes sociais mostre a eles as vantagens do outsourcing de TI.

Escreva um comentário

Share This