Grandes empresas com muitos funcionários e diversas filiais geram um volume enorme de dados. Isso significa um desafio para os gestores que precisam elaborar e apresentar relatórios integrados e dinâmicos com base em informações vindas de várias fontes. Para transformar essa realidade, muitos implantam o power BI.

Neste artigo, apresentaremos essa incrível ferramenta da Microsoft, além de mostrar os seus benefícios e como implantá-la na sua organização. Acompanhe!

O que é power BI?

Se fôssemos apontar o principal objetivo do power BI seria a inteligência de negócios customizada por pessoas das áreas de negócios sem a dependência total do setor de TI. Em resultado disso, ganha-se tempo e ocorre a redução de custos. Essas vantagens são adquiridas, pois a empresa não precisa esperar pelo desenvolvimento de soluções de BI e arcar com os elevados custos das aplicações.

Sendo assim, a organização ganha uma ferramenta voltada à análise de negócios, informações e compartilhamento de ideias. Por exemplo, os usuários interagem com as suas fontes de dados (arquivos de textos e planilhas). Então, conseguem cruzar referências de origens distintas e obter insights.

Com o dashboard do power BI, o profissional tem a possibilidade de consultar métricas importantes sobre um processo. As informações são atualizadas em tempo real e ficam disponíveis em vários tipos de dispositivos eletrônicos.

A montagem do dashboard é feita por meio de componentes gráficos visuais nativos que são desenvolvidos e customizados por uma comunidade de especialistas em TI. O resultado são relatórios atraentes, eficientes e com dados relevantes para o negócio.

E as vantagens da ferramenta, quais são?

Integração

Normalmente, as empresas utilizam diferentes sistemas (CRM, gestão contábil e fiscal, R&S etc.) para gerenciar as demandas internas. São tantas fontes de dados que gerar um gráfico para uma tomada de decisão torna-se um trabalho manual e cansativo.

Como o power BI é um agrupamento de ferramentas como o Excel, power BI online, desktop e mobile, a produção de relatórios consistentes incluirá uma visão aprofundada da realidade da empresa, direcionando as estratégias rumo ao sucesso.

Indicadores

Os KPIs (indicadores de desempenho) são alguns dos recursos mais importantes para mensurar a efetividade de vários aspectos de uma empresa. Entre os mais utilizados, estão: ROI, ticket médio, turnover e o tempo médio de atendimento (TMA). Todos esses indicadores podem ser acompanhados pelo power BI.

Avaliações

As avaliações demonstram a realidade da empresa. Uma delas é a de satisfação do cliente. Normalmente, as organizações utilizam um questionário online de avaliação para entender como o consumidor enxerga e o que acha a respeito de um produto ou serviço.

Como base para a interpretação dos questionários, é comum utilizar a métrica Net Promoter Score (NPS). A metodologia aponta, uma escala de 0 a 10, três tipos de clientes: os detratores, os neutros e os promotores.

Agora, imagine uma empresa que possua um número elevado de consumidores. É um desafio analisar os questionários e produzir um panorama realístico sobre o público-alvo. Com a ajuda do power BI, essa organização monitorará e importará dados externos dos questionários de avaliação. Esse documento será mensurado pelo NPS e integrado a formulários do Microsoft ou Google.

Implantação

Para implantar uma solução de TI, é necessário que a empresa e os colaboradores passem pelo período de migração. Essa fase inclui testes, treinamentos e muitas adaptações. Por outro lado, o power BI é instalado com rapidez. Como é um sistema simples, os gestores se adaptam facilmente as suas funcionalidades e começam logo a usá-lo.

Se a empresa utiliza programas da Microsoft, como o Office 365, a conexão com o power BI ocorrerá naturalmente. Pode acontecer de uma simples chave API ser o suficiente para a implementação do sistema.

Armazenamento

São duas possibilidades de armazenamento do power BI: em nuvem ou servidor local. No primeiro caso, a empresa tem acesso a mais escalabilidade, otimização e flexibilidade. Por exemplo, a qualquer instante, é possível adicionar ou remover um usuário. Além disso, o sistema utiliza o código HTML5, que é compatível com todos os navegadores e plataformas.

E para as empresas que não estão prontas para o armazenamento em nuvem? Há a versão power BI para desktop, que possui funcionalidades tão eficientes quanto a versão online. Até mesmo o compartilhamento de informações entre vários equipamentos, como acontece na nuvem, é disponibilizado nesse software.

Como usar o power BI de forma eficiente?

Podemos dizer que a utilização do power BI na empresa tem um alcance em curto, médio e longo prazo. Na primeira hipótese, acontece a otimização dos processos de geração de relatórios organizacionais, além das análises provenientes do cruzamento de dados de várias fontes como o desempenho de vendas.

Já em médio prazo, é percebida a melhoria dos diagnósticos de dados das áreas de negócios com a produção de relatórios mais eficientes e automatizados. Por fim, em longo prazo, ocorre a implementação da cultura de tomada de decisões embasadas em dados, conhecida como data-driven.

Essa prática torna a empresa mais competitiva, pois aproveita os seus ativos de informações para lucrar com boas oportunidades de mercado, avançando na frente da concorrência. Já no ambiente interno, o power BI possibilita, quer ao nível organizacional ou departamental, a capacidade de adequação e de crescimento da instituição.

Pequenas inovações proporcionadas pelo sistema podem transformar as operações. Essa vantagem surge enquanto os colaboradores buscam dados, compartilham descobertas e identificam padrões por meio da ferramenta.

Quando o power BI é implantado na governança de TI da empresa, o retorno sobre o investimento (ROI) é favorável. Por exemplo, existe uma versão do sistema para desktop que é gratuita e um licenciamento a partir de US$ 10,00 por usuário.

Outra maneira de utilizar o sistema é por meio do serviço power BI (SaaS) e Embedded no Azure (PaaS). Ambos têm APIs que permitem a incorporação de painéis e relatórios, com recursos atualizados como gateways e uso de aplicativos.

Como vimos, essa eficiente ferramenta da Microsoft, o power BI, é uma inovação que trouxe muitos benefícios para as empresas. O principal é a otimização de serviços importantes a um custo acessível.

O que achou de nosso artigo? Entendeu como o power BI pode ser utilizado na sua empresa? Queremos ajudar você a usufruir de todas as funcionalidades dessa ferramenta. Entre em contato com o time de especialistas do Grupo Portfólio!

Material resultado da entrevista:

https://docs.google.com/document/d/1nYhVlB7I7WxS2jHueQy_FwE4Qb5bceF7c9gAAiKh5rM/edit?usp=sharing

Escreva um comentário

Share This