Recentemente, um novo profissional está adquirindo espaço dentro das organizações. Devido à necessidade que as empresas têm de otimizar tempo e recursos, o papel do gerente de projetos ganha destaque e importância estratégica, fazendo com que ele seja muito valorizado no mercado.

As grandes companhias perceberam que designar um gerente faz com que os projetos aconteçam de forma organizada, o que leva os colaboradores a trabalhar em sincronia, evita erros e permite melhor aproveitamento do potencial das pessoas.

Então, se você está de olho nessa função e acredita que ela pode ser uma boa oportunidade para sua ascensão profissional, não perca este post! Vamos explicar como o gerente de projetos trabalha e o que fazer para se tornar apto ao cargo. Confira!

Quem é o gerente de projetos?

O gerenciamento de projetos é uma função relativamente nova no Brasil. Como não existe uma faculdade para formar esses profissionais, o cargo é desempenhado por engenheiros, administradores, arquitetos e gestores de TI, entre outros.

As companhias estão percebendo que a gerência de projetos é uma função estratégica. Um bom gerente trabalha para otimizar recursos e, dessa forma, reduz gastos e tempo, além de aumentar a eficiência da equipe e a qualidade do produto ou serviço final.

Qual é o papel do gerente de projetos?

A partir do momento em que a empresa estabelece um projeto, esse gerente é responsável por planejar suas etapas, identificar os recursos necessários (financeiros, humanos e materiais) e organizar o andamento das atividades. Cabe a ele definir os papéis de cada profissional e distribuir as tarefas.

Durante o projeto, o gerente também acompanha o andamento das atividades. Ele usa ferramentas para avaliar se tudo está acontecendo de acordo com o previsto, tanto em relação ao cronograma quanto aos requisitos técnicos estabelecidos. Caso surja algum risco ou problema, ele é responsável por mudar a estratégia e garantir o bom desempenho do grupo.

Essas não são as únicas atribuições do gerente de projetos. Ele também precisa documentar as ações, garantindo toda a transparência necessária. Revisar as atividades para garantir a qualidade e comunicar os resultados à diretoria e aos clientes também fazem parte de suas funções.

Quais são as habilidades necessárias para um gerente de projetos?

Como você pode imaginar, a função de gerente de projetos exige muita organização e capacidade de planejamento. Porém, essas não são as únicas habilidades que esse profissional precisa ter. Conheça as principais competências que o mercado espera deles!

Organização

Os projetos têm muitas variáveis que precisam ser controladas pelo gerente. Ele deve avaliar se as atividades estão acontecendo de acordo com o cronograma monitorando os milestones (etapas ou entregas parciais), manter os custos dentro da previsão, definir o preparo para as próximas tarefas, entre muitos outros pontos.

Perfil de liderança

Sem as pessoas, o planejamento não sai do papel. Por isso, o gerente de projetos também precisa ter perfil de liderança, boas habilidades de comunicação e capacidade para ensinar. Assim, ele conseguirá fazer os colaboradores entenderem o que deve ser feito e como deve ser feito, além de motivá-los a terem um bom desempenho.

Gerenciamento de crises

Em qualquer tipo de projeto, a única previsão 100% verdadeira é a de que, em algum momento, haverá um imprevisto! Desde o planejamento, o gerente deve avaliar os riscos e pensar em alternativas para resolver essas situações, se elas realmente acontecerem. Ele também precisa ter flexibilidade para buscar saídas inovadoras caso um problema novo ameace o andamento das atividades.

Capacidade de negociação

A todo momento, o gerente de projetos lida com interesses diferentes: contratante, fornecedores, clientes e funcionários. Cada um deles tem suas próprias expectativas e vontades. Assim, é preciso negociar muitas vezes para pedir prazos, solicitar que um parceiro faça uma condição mais apropriada e até convencer as pessoas a fazerem o que elas não querem, mas que ele sabe que é melhor para o resultado.

Por isso, é importante que o gerente de projetos mantenha um bom relacionamento com todas as partes envolvidas no programa. À medida que eles percebem que podem contar com esse profissional e que ele é razoável em suas decisões, torna-se mais fácil solucionar conflitos e chegar a uma solução aceita pela maioria.

Objetividade

O bom gerente é aquele que consegue realizar um projeto no menor prazo possível, pelo custo mais baixo, mas sem abrir mão do que é essencial para garantir a melhor qualidade. Para isso, ele precisa enxergar as situações com muita objetividade, identificando problemas e propondo soluções viáveis.

Capacidade para suportar pressão

Apesar de o gerente ganhar a maior parte dos elogios quando um projeto está pronto, durante o andamento ele é a pessoa que mais recebe pressões e cobranças. Por isso, é necessário que tenha a capacidade de lidar com essas situações com maturidade e profissionalismo, aproveitando o que é válido nas críticas para melhorar seu desempenho e ignorando o que não tem fundamento, para manter o foco no projeto.

Qual é a formação para se tornar um gerente de projetos?

Como já falamos, pessoas formadas em diversas áreas podem se tornar gerentes de projetos. Além do diploma de Ensino Superior, elas precisam realizar cursos que ensinam as metodologias usadas nessa área e desenvolvem as competências de que esses profissionais necessitam.

Para contratar o gerente de projetos, a empresa valoriza as certificações concedidas por institutos reconhecidos internacionalmente. O Project Management Institute (PMI) é a maior organização mundial dessa área. Ele está presente em mais de 160 países e os princípios do Project Management Body of Knowledge (PMBOK) são considerados a principal referência desse setor.

Na hora de escolher um curso, é importante prestar atenção a esse fator. Instituições reconhecidas pelo PMI podem oferecer essa certificação, que é valorizada pelas grandes companhias e pode garantir excelentes oportunidades no mercado.

Portanto, se você tem interesse em se tornar um gestor de projetos, tome muito cuidado ao optar por uma instituição de ensino. Faça sua escolha baseado na qualidade e no reconhecimento do mercado. Só assim você terá um verdadeiro diferencial no currículo e poderá disputar vagas nas melhores empresas.

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