Cargos de liderança, remuneração compatível com suas necessidades, reconhecimento no mercado e realização de sonhos: frequentemente esses objetivos fazem parte da lista de desejos de quem busca a ascensão profissional. Entre a expectativa e a realização, existe uma etapa fundamental: a ação — e ela começa com a decisão de investir em capacitação.

Você sabe qual é a importância de começar a pensar em capacitação agora mesmo para alavancar sua carreira? Quer descobrir como essa atitude pode fazer toda a diferença no seu currículo e em suas oportunidades de trabalho?

Então continue a leitura deste post e descubra como se tornar um profissional disputado pelas empresas e pelo mercado!

A importância de investir em capacitação

Por incrível que pareça, empresas e profissionais enfrentam duas faces do mesmo problema: enquanto as pessoas buscam empregos cada vez mais escassos, as organizações sofrem porque não conseguem encontrar candidatos qualificados para seus postos de trabalho.

Os profissionais sentem isso na pele de diversas formas: os processos seletivos colocam cada vez mais requisitos para os cargos, as vagas são raras e muito disputadas, os conhecimento que eles obtiveram parecem insuficientes para se destacar dos outros candidatos etc.

A situação se complica ainda mais quando a seleção é feita por meio de entrevistas com base em competências. O selecionador propõe uma atividade que exige a demonstração de habilidades ou a aplicação de conhecimentos, e muitos candidatos têm uma grande dificuldade nessa etapa.

Por que isso acontece? São muitos fatores, mas podemos destacar os principais. O primeiro é que as empresas implementaram a automação em uma série de operações. Portanto, quem estava apto apenas a exercer funções burocráticas, mecânicas e repetitivas perdeu espaço para máquinas ou sistemas.

Esse novo cenário reduziu a necessidade de trabalhadores. Hoje, a maior necessidade dos negócios é de pessoas com mentalidade estratégica, que conseguem analisar o cenário e solucionar problemas para colocar a empresa em posição competitiva.

Além disso, a graduação deixou de ser um grande diferencial. O acesso ao ensino superior, que cresceu muito nas últimas décadas, transformou o diploma de faculdade em um requisito básico. É preciso ter “algo mais” no currículo para se destacar no mercado.

Portanto, uma certeza o profissional já tem: é fundamental investir em capacitação. Quer saber que vantagens essa atitude pode trazer para sua carreira? Confira o próximo tópico!

O papel da capacitação em uma trajetória de sucesso

A capacitação é a ferramenta que completa o profissional. Por meio dela, ele consegue obter conhecimentos, desenvolver competências e adquirir outros diferenciais para torná-lo disputado no mercado.

Descubra quais são alguns desses benefícios.

Desenvolvimento de habilidades

O tempo que passamos na graduação parece uma eternidade, não é mesmo? A verdade é que esse período é extremamente curto para desenvolver todas as habilidades que o mercado exige — basta ver que saímos com uma quantidade de conhecimentos teóricos que não são colocados em prática.

Programas de capacitação voltados a profissionais são diferentes: eles têm como objetivo suprir essa lacuna.

Além disso, o fato de os alunos já terem experiência no mercado ajuda os professores a abordar situações reais e propor projetos que estimulam o desenvolvimento de habilidades e competências.

Complementação da graduação

Na faculdade, a abordagem dos temas é superficial. Quem faz um curso de Administração de Empresas, por exemplo, aprende os conceitos básico de vários temas, como gestão financeira, direito empresarial, marketing, gestão de pessoas etc.

Quando chegam ao mercado de trabalho, os profissionais enfrentam um grande desafio. O cargo que eles conseguem geralmente exige conhecimento em apenas uma dessas áreas, e para desempenhar suas atividades, eles precisam se aprofundar no tema.

Os cursos de capacitação, mais uma vez, suprem essa lacuna. Eles não são genéricos, mas focados em uma área ou até mesmo em uma única atividade. Portanto, eles complementam a graduação.

Diferenciação do currículo

Se a graduação se tornou comum, investir em capacitação é uma alternativa certeira para se diferenciar dos outros candidatos.

Certificados mostram que você se empenhou para conquistar a excelência em determinada área ou atividade, e revelam a disposição para aprender e aperfeiçoar sua prática.

Além disso, existem algumas certificações que realmente são muito valorizadas no mercado. Elas são concedidas por instituições internacionais, mediante o cumprimento de uma série de requisitos e a realização de avaliações.

Os principais exemplos são o Project Management Professional (PMP®) e o Certified Business Process Professional (CBPP®). Eles dão credibilidade ao currículo, abrangem princípios que podem ser aplicados em empresas de diversas áreas e conferem prestígio aos profissionais que conseguiram obtê-los.

Além de se tornarem disputados pelas grandes organizações, os profissionais que conseguem esses certificados podem realizar o sonho de uma carreira muito bem-sucedida. Eles têm a possibilidade de atuar com consultoria, estabelecendo seus próprios critérios de trabalho e remuneração.

Atualização de conhecimentos

O avanço da tecnologia e do conhecimento faz com que um profissional que não investe em capacitação se torne obsoleto.

Em pouco tempo, ele estará desatualizado quanto às tendências, técnicas e ferramentas mais recentes de sua área de atuação. A capacitação reverte essa situação e o ajuda a alcançar um nível superior de desempenho.

Visão abrangente do mercado

Geralmente, boa parte dos alunos de cursos de capacitação já atua no mercado. Isso significa que eles trazem para a sala de aula ou para os fóruns de discussão (no caso da EAD) a realidade que enfrentam em suas empresas.

Com essa troca de experiência, os alunos adquirem uma visão abrangente do mercado. Isso os ajuda a desenvolver a capacidade de análise, que será útil para uma tomada de decisão certeira e condizente com a realidade.

Segurança para empreender

Muita gente tem um emprego mas sonha com a abertura de um negócio. Essas pessoas desejam ser chefes de si mesmos, ter a liberdade de implementar suas ideias e até mesmo deixar um legado para a sociedade.

No entanto, sem o conhecimento e o preparo adequado, o destino da maioria dos novos negócios é o fracasso. As estatísticas estão aí para mostrar que muitas empresas chegam à falência antes de completar seu primeiro ano, enquanto a esmagadora maioria não completa 5 anos de atividade.

A capacitação é a melhor forma de iniciar um negócio. Ao conhecer métodos efetivos de gestão, o futuro empreendedor pode basear-se em conceitos corretos desde o planejamento, evitando os erros mais comuns e preparando-se para o sucesso.

Como você pôde ver, o investimento em capacitação é essencial para uma trajetória profissional de sucesso.

É fundamental encontrar as certificações que mais se adaptam ao seu perfil e aos seus objetivos para se planejar e fazer do desenvolvimento a sua prioridade.

Gostou do post? Viu como se prepara para o sucesso? Quer saber mais sobre as certificações de projetos e processos mais relevantes para o crescimento profissional? Então continue no blog e confira o post!

Escreva um comentário

Share This