Você já ouviu falar na certificação Green Belt? A otimização de processos com a meta de eliminar falhas e diminuir riscos é fundamental em qualquer empresa — e este certificado é o primeiro passo na caminhada para alcançar esse objetivo.

Com essa busca das organizações por profissionais cada vez mais qualificados e prontos para lidar com os desafios do dia a dia, a capacitação por meio de uma certificação como a Green Belt tem se destacado no currículo dos candidatos.

Neste post, vamos falar um pouco mais sobre como obter essa qualificação, quais os seus principais pontos e qual a real importância da Green Belt para os processos de uma empresa. Continue conosco e confira!

O que é a certificação Green Belt?

Green Belt é uma certificação intermediária do chamado Lean Six Sigma, ou Seis Sigma, que atestam conhecimentos suficientes acerca dessa metodologia e que os certificados são capazes de aplicar melhorias de otimização nos processos em que estão envolvidos.

Essa certificação é o primeiro passo dentro da metodologia Seis Sigma e permite ao colaborador analisar dados de forma avançada, utilizando os resultados para minimizar riscos e falhas e obter melhores ganhos para a organização.

Na maioria das vezes, os profissionais que procuram a certificação Green Belt são especializados em determinados projetos ou estão iniciando sua jornada dentro da metodologia Six Sigma e estão em busca de mais conhecimentos.

Além disso, como o nível de conhecimento é intermediário, eles são considerados agentes de transformação dentro das empresas, ajudando a criar uma cultura de eficiência e otimização nas organizações. Entre suas atribuições estão:

  • assimilar e aplicar todos os passos da metodologia Lean Seis Sigma;
  • compreender todas as etapas envolvidas dentro da metodologia;
  • conduzir de forma assistida projetos que tenham como objetivo a melhoria de serviços, processos e produtos;
  • aplicar a metodologia estatística e analisar os ganhos com as alterações;
  • avaliar e informar os resultados alcançados.

As habilidade do Green Belt

Os profissionais certificados com Gren Belt estão sendo cada vez mais cobiçados no mercado devido não apenas aos resultados obtidos, mas também às habilidade que desenvolvem ao se especializar. Entre elas, podemos destacar:

  • análise de dados — o profissional apreenderá a coletar e extrair informações que possam ter relevância para embasar suas decisões;
  • visão sistêmica — o colaborador desenvolve a habilidade de visualizar todos os processos de uma forma macro, buscando sempre alavancar as forças dos negócios e obter melhores resultados;
  • aprendizado acelerado — consegue acelerar a absorção de conhecimento acerca de testes simples e rápidos que permitam entender o que é necessário alterar dentro dos processos estudados;
  • trabalho com pessoas — o profissional terá maior trato com os demais membros da equipe, garantindo que as mudanças necessárias sejam aceitas pelo restante do time com mais facilidade.

Essas habilidades estão cada vez mais cobiçadas no mercado de trabalho, gerando uma busca contante das empresas por profissionais com certificação Green Belt. Esses colaboradores fornecem direções que auxiliam a organização a tomar os melhores rumos e decisões de mercado, gerando resultados financeiros positivos.

Qual a diferença das certificações Green Belt e Seis Sigma?

O Seis Sigma, ou Six Sigma, é uma metodologia de melhoria de processos originada no Japão, criada e desenvolvida dentro da Motorola com o intuito de otimizar sistematicamente todos os pontos de seus processos e eliminar possíveis defeitos e falhas que prejudicassem a produção.

Com o passar dos anos, a metodologia acabou chegando ao ocidente e chamou a atenção de muitas empresas devido a sua eficiência no controle de qualidade dos processos em geral, fazendo com que muitas organizações adotassem suas orientações.

Podemos definir o Seis Sigma como uma estratégia gerencial de planejamento, que visa alcançar melhores resultados financeiros e de qualidade, assim como foco em promover alterações significativas dentro das empresas buscando eliminar problemas e melhorar os processos.

Dentro dessa metodologia, o Green Belt é uma das engrenagens, sendo que existem mais algumas certificações que trabalham para alcançar esses objetivos. São elas:

  • White Belt — contempla os conhecimentos básicos acerca da metodologia e é a certificação de entrada, geralmente obtida por profissionais que não conhecem o Seis Sigma;
  • Black Belt — representa um treinamento mais aprofundado e seus detentores são líderes de equipe, conduzindo projetos Seis Sigma do início ao fim;
  • Master Black Belt — conta com mais horas de treinamento e os profissionais certificados têm a capacidade de liderar várias equipes ao mesmo tempo.

Qual a validade da certificação Green Belt?

Não existe hoje uma entidade que realize a validação de um certificado Seis Sigma, por conta disso, é preciso tomar muito cuidado na hora de escolher o curso e a empresa que o ministra, verificando sua reputação no mercado e a emenda apresentada.

Outros pontos a serem analisados são o número de alunos, a qualidade do material, a certificação e experiência do time de professores, quais as empresas que já foram atendidas, entre outras referências do curso.

Além disso, também é preciso ficar de olho com relação à validade internacional de uma certificação, pois nem todas as escolas podem ser reconhecidas lá fora. Tenha certeza de estar escolhendo um curso adequado e que poderá agregar muito conhecimento, tornando-o um profissional de destaque.

Qual a importância da certificação Green Belt?

Tomando como ponto de partida a última crise econômica, na qual muitas empresas sofreram problemas de rentabilidade, as organizações perceberam a necessidade de melhorar seus processos na busca pela diminuição de custos operacionais e falhas de qualidade.

Dentro desse contexto, as indústrias descobriram o Seis Sigma e os profissionais certificados, sendo que os mais comuns até então no mercado eram os Green Belt, que são colaboradores com conhecimento suficiente acerca do Six Sigma para aplicá-lo com eficiência.

Dessa maneira, as empresas começaram uma cruzada em busca desses profissionais, criando uma série de oportunidades para quem quer alavancar a sua carreira e obter mais espaço dentro do mercado de trabalho.

A certificação Green Belt é a mais procurada pelas organizações por se aplicar aos profissionais que realmente atuam dentro dos processos, ou seja, que vão “por a mão na massa” e buscar pelas melhorias necessárias diariamente.

Além disso, a certificação Green Belt não beneficia apenas o profissional que a obtém, por meio de melhores oportunidades e remuneração — a empresa que o contrata também é beneficiada pelos conhecimentos que ele agrega ao time de produção.

A certificação Green Belt pode fazer uma grande diferença em sua carreira e o momento de buscar pela qualificação é agora, enquanto a busca por esses profissionais ainda é grande. Assim, você poderá se destacar dos demais.

O Grupo Portfólio conta com cursos exclusivos e pode ajudar você a impulsionar a sua carreira. Entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais!

Escreva um comentário

Share This