O gerenciamento de projetos é importante para qualquer organização que deseje explorar oportunidades de forma mais eficiente. Por isso, o profissional que atua nessa área acaba se tornando muito valorizado pelas empresas, o que abre portas para quem quer se destacar dentro da companhia em que se encontra.

Normalmente, o profissional que atua nessa área tem formação em outros campos, como financeiro, marketing, produção etc. Contudo, existem especializações e cursos que ajudam quem tiver interesse nela a se aperfeiçoar como gestor de projetos.

Para entender melhor a importância dessa função e quais as principais características de um bom líder de projetos, separamos adiante dicas e informações sobre esse campo para você. Não deixe de conferir!

Qual a importância de um bom gerenciamento de projetos para uma empresa?

A gestão de projetos é importante para o desenvolvimento das oportunidades mapeadas pela organização. Isso pode gerar maiores retornos para o empreendimento, favorecendo o crescimento a curto, médio e longo prazo. Além do mais, ela traz benefícios financeiros e colabora para a sobrevivência da companhia em um mercado competitivo.

O bom gerenciamento da área é capaz também de entregar uma série de benefícios para a criação, condução e acompanhamento de projetos, tais como:

  • garantir a otimização de recursos;

  • permitir uma visão de médio e longo prazo;

  • reduzir custos e desperdícios;

  • assegurar a plena execução de projetos conforme prazos e padrões de qualidade estabelecidos.

Projetos em si são desafiadores, cheios de surpresas, mudanças e reviravoltas. Para que possam ser geridos, no entanto, é importante ter definida a tríade do projeto (ou triângulo das restrições): escopo, custo e prazos definidos. Uma vez que isso esteja estabelecido, um gestor capaz terá plenas condições de pôr em prática todas as ações necessárias para a conclusão do projeto.

O que caracteriza um bom gestor de projetos?

Um bom gestor de projetos deve ser um profissional com plena capacidade de planejamento e com habilidade em liderar pessoas. Afinal, gerir projetos é gerir pessoas, logo, a comunicação e o relacionamento são chaves para o sucesso nessa área.

Além disso, um gerente de projetos eficaz deve ter algumas qualidades e capacidades diferenciadas dos gestores de outros setores, pois ele lida com eventos ou atividades que costumam ter prazos definidos. Veja algumas delas:

Conhecimento especializado sobre o tema do projeto

A primeira delas é o domínio ou, ao menos, certo grau de especialização no tema do projeto a ser desenvolvido. Sendo assim, é preciso que o líder tenha a habilidade para liderar sua equipe e colaboradores com experiência técnica caso isso seja necessário.

Todavia, isso não quer dizer que é preciso ter conhecimentos aprofundados. Por exemplo, se o projeto envolve a produção de um software, não é necessário dominar profundamente diferentes linguagens de programação.

Basta entender as que serão usadas para saber se tudo está correndo bem. O gerente desse tipo de projeto precisa compreender as implicações de distintos desafios e as oportunidades técnicas envolvidas na criação do programa.

Além disso, líderes que são tidos como competentes/eficientes por seus liderados e pares contam com boa capacidade de incentivar e inspirar.

Habilidade em gerir riscos

Outra característica necessária é a capacidade de administrar múltiplos riscos, visando a diminuição de erros e a minimização de problemas durante os projetos. Esses riscos podem ser financeiros, operacionais, envolver o uso inadequado de recursos, entre outros.

Para lidar com eles, é importante que o profissional se capacite e seja treinado, além de participar de cursos. Também é vital usar guias que orientem a gestão em projetos, como o PMBOK (Project Management Body of Knowledge).

Ele consiste em um grupo de práticas de excelência no gerenciamento de projetos, sendo organizado pelo instituto PMI (Project Management Institute). Atualmente, esse guia é considerado a base do conhecimento sobre esse tema pelos profissionais da área.

Capacidade em potencializar recursos

É essencial que o gerente de projetos consiga potencializar o uso de recursos, que podem ser econômicos, de pessoal, de insumos, entre outros. Até mesmo o tempo entra nessa conta, pois os projetos costumam nascer já tendo um prazo determinado para término.

Resumindo, projetos são pensados, planejados e estruturados com recursos finitos e definidos previamente. Por isso, o líder da área acaba atuando sempre com vistas a potencializá-los para que consigam durar até o empreendimento ser concluído.

De que forma é possível se qualificar para melhorar a sua capacidade de gerenciar projetos?

O profissional deve participar de cursos de extensão e de eventos do capítulo local do PMI, buscar novas tendências na área e estudar casos de sucesso mundo afora. Tudo isso torna possível expandir o conhecimento para aplicar no dia a dia da gestão de projetos.

Além do mais, é importante conhecer e obter certificações de projetos emitidas por instituições de ensino de gestão e práticas positivas em projetos que sejam de referência na área.

Qual a importância do gestor de projetos em uma empresa?

O gestor é o profissional que consegue reger uma equipe de trabalho na condução de um esforço que muitas vezes ficaria em segundo plano. Com o conhecimento e habilidades aplicadas, o gerente de projetos propicia a entrega do projeto a um custo menor do que sem um adequado monitoramento de todas as suas fases.

Basicamente, ele é o responsável por manter a eficiência, permitir o uso adequado dos recursos e administrar a execução dos processos dos projetos. Ele garante, ainda, que apenas o necessário seja realizado, evitando desperdícios e permitindo o alinhamento com os objetivos estratégicos das instituições.

O adequado gerenciamento de projetos contribui com o negócio de várias formas, sendo a principal a realização adequada de eventos e empreendimentos. Entre eles, o lançamento de novos produtos e serviços, a abertura de filiais e a construção de instalações. Por isso, é vital se manter atualizado na área, o que o torna valorizado e é, portanto, a chave para se destacar e progredir na carreira dentro da empresa.

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