Quem começa uma carreira pensando em trabalhar em qualquer emprego, ganhando qualquer salário? Provavelmente, ninguém. Pois é isso o que acontece com uma pessoa quando ela se entrega à estagnação profissional, uma situação que pode acabar com a vida de alguém.

Isso porque o profissional se sente desmotivado a cumprir suas funções, baixando consideravelmente a qualidade de vida dentro da empresa e comprometendo sua carreira. Afinal, qual é o empresário que deseja manter um funcionário que não acrescenta nada à organização?

Mas, quando há força de vontade por parte da pessoa, a estagnação profissional pode ser revertida. Se isso está acontecendo com você, confira nossas dicas e volte a garantir o sucesso da sua carreira. Isso só depende de você e de sua determinação.

Conheça a si mesmo

O autoconhecimento é muito importante para o profissional que quer alavancar sua carreira. Pense na resposta às seguintes perguntas:

  • o que eu gosto de fazer?
  • onde eu quero chegar?
  • quais são as minhas habilidades?”;
  • quais são os meus pontos fortes e fracos?

A partir do momento em que a pessoa se conhece, ela é capaz de mudar o seu cenário pessoal e profissional, tendo em vista quem ela é. Quem conhece a si mesmo sabe exatamente o que quer e para onde está direcionando sua vida.

Tenha objetivos — a curto, médio e longo prazo — bem definidos

Quem quer mudar a sua realidade deve definir objetivos a curto, médio e longo prazo. O que você pode fazer para mudar imediatamente? Como você pretende estar daqui a dois ou cinco anos? O que você espera do futuro?

Faça anotações. Mas a dica é não ficar somente nisso. É preciso arregaçar as mangas e traçar metas atingíveis para o momento. Você verá que o que parecia impossível é, na verdade, bem acessível com planejamento.

Faça um bom gerenciamento de tempo

Por mais boa vontade que você tenha, o tempo continua o mesmo. O seu dia não vai aumentar para que você possa realizar as tarefas. Então, planeje suas atividades diárias dentro e fora da empresa.

Organizando seu dia, você evita que afazeres corporativos e pessoais se misturem, além de ter tempo para lazer, estudos e trabalho. Isso evita a estagnação profissional e a baixa produtividade.

Invista em capacitação profissional e atualize seus conhecimentos

Essa é uma das dicas mais preciosas. Quem deseja alavancar a carreira precisa se atualizar constantemente. As inovações são diárias e não investir em capacitação leva, consequentemente, à estagnação profissional.

Separe algumas horas para ler artigos, fazer uma pós-graduação, cursos livres ou de extensão, vá a campo para pesquisas, entre outras coisas. Com tudo isso, a mente se abre — inclusive para novos desafios — e as ideias fluem.

Posicione-se

Faça-se notar. É importante ter um posicionamento e uma postura diante dos seus gestores e colegas. Apresente seus conhecimentos e tudo o que você pode fazer para ajudar no sucesso organizacional.

Funcionário que não tem medo de expor suas ideias, dá dicas para a melhoria do trabalho e está em constante atualização é aquele profissional que imediatamente vem à mente dos superiores para uma possível promoção.

Sugira rotação de cargos

A rotação de cargos — também conhecida como job rotation — é uma prática utilizada em muitas empresas — mais frequentemente nos programas de trainees — para que a pessoa conheça todas as áreas da organização.

Se houver oportunidade, sugira para os seus superiores um período de experiência em outros setores a fim de obter conhecimento e novas práticas. Isso também demonstra interesse na empresa e proatividade.

Ouça os feedbacks

Algumas pessoas têm dificuldade em receber críticas, mesmo que elas sejam construtivas para a carreira. Permita-se ouvir os feedbacks de gestores e colegas, fazendo com que eles acrescentem ao seu trabalho.

Busque melhorar continuamente, mesmo que seja elogiado. Filtre tudo o que for falado, absorva as informações que podem ajudar e trabalhe nelas. Dê o seu melhor para que haja uma evolução em sua carreira.

Fortaleça o seu networking

É interessante participar de palestras, congressos, workshops e cursos até mesmo para fortalecer o seu networking e manter contato com outros profissionais, a fim de trocar informações e dicas úteis.

Mas, assim como uma rede externa é importante, a conexão com colegas de trabalho e funcionários de outras filiais da empresa em que atua é imprescindível, principalmente quando se almeja um cargo de liderança.

Busque ajuda profissional

Se força de vontade não falta, mas você não sabe por onde começar, por que não buscar ajuda de um coach? Ele é o profissional habilitado a orientar, de forma personalizada, uma pessoa a buscar os seus objetivos.

Ele também está apto a ajudar quem o procura a sair da estagnação profissional e ser bem sucedido dentro de uma empresa (ou arrumar um outro bom trabalho). Vale a pena seguir seus conselhos.

Seja apaixonado pelo que faz

Acima de tudo, seja apaixonado pelo que você faz e tenha prazer em levantar todos os dias para trabalhar. De nada adianta todas essas dicas se você não gosta de suas funções e as faz a contragosto.

Quando o funcionário não se sente satisfeito, ele desanima e isso o leva à estagnação profissional. Se esse é o seu caso, repense a sua vida e sua carreira, buscando fazer aquilo que traz felicidade.

Dê a volta por cima

A estagnação profissional pode acontecer, sim, mas não é definitiva. A partir do momento em que a pessoa se dá conta de sua situação, ela pode revertê-la e voltar a ter uma carreira próspera. Basta ter os pés no chão e perseverança em seus objetivos.

O mais importante é nunca deixar de inovar, se atualizar e renovar os seus conhecimentos. Mantenha uma rotina de estudos, mesmo que se atinja o patamar desejado. Com nossas dicas, você poderá conseguir o cargo — ou o emprego — dos seus sonhos.

Agora que você já sabe como evitar — ou exterminar — a estagnação profissional, que tal aprender como investir na ascensão da sua carreira? Estamos sempre aqui para ajudá-lo a crescer e ser o colaborador que todos os empresários desejam.

Escreva um comentário

Share This