O setor de tecnologia é essencial para pequenos e grandes negócios. É por meio das ferramentas tecnológicas que os profissionais conseguem desempenhar as atividades, monitorar processos e produtividade. Mas, quando o gestor identifica problemas no controle de atividades, é o momento de avaliar sobre a possibilidade de contratar uma consultoria em gestão de TI.

O serviço permite que o administrador possa focar as atividades que realmente importam para a empresa, enquanto os especialistas fazem análises para propor as melhores soluções para o negócio. Então, o que acha de descobrir os benefícios da consultoria em gestão de TI? Acompanhe!

Qual é a função de uma consultoria em gestão de TI?

O serviço tem como objetivo suprir as demandas tecnológicas da empresa. Muitas vezes, a necessidade se baseia na melhoria de processos internos e na infraestrutura de TI. Em outros casos, o gestor precisa garantir maior segurança para as informações e governança em TI.

Logo, a consultoria em gestão de TI propicia que o gestor conte com profissionais treinados para suprir as necessidades da companhia que não são atendidas pela equipe interna. Afinal, o consultor analisa a situação com um “olhar externo”, de alguém que não está com deadlines para cumprir.

Uma consultoria global, por exemplo, pode aperfeiçoar diversas áreas do setor de tecnologia da corporação, que só precisavam de um olhar mais atento para aqueles obstáculos.

Imagine a seguinte situação: uma companhia utiliza um software obsoleto, que costuma apresentar falhas semanalmente. O gestor não tem conhecimento sobre uma ferramenta mais adequada para o seu negócio, logo, ele não faz mudanças. Nesse caso, a consultoria poderá avaliar as atividades exercidas pelos funcionários e indicar uma solução mais moderna para os trabalhos.

Para complementar, a consultoria em gestão de TI também pode contribuir em outros aspectos:

  • uso de criptografia para proteção dos dados;

  • treinamento e capacitação da equipe interna;

  • integração das ferramentas;

  • monitoramento de projetos e da infraestrutura;

  • aprimoramento dos processos.

Quais são os benefícios de contratar esse serviço?

O gestor de uma empresa pode perceber muitas vantagens com a contratação de serviços especializados para acompanhar as ferramentas e os processos de TI. Confira as principais:

Orientação técnica para promover melhorias

Uma consultoria em gestão de TI faz uma análise sobre a parte técnica da empresa. Ela avalia quais mudanças precisam ser realizadas para que o gestor alcance seus objetivos.

Com base nessa análise, os especialistas conseguem indicar quais são os servidores, softwares e hardwares mais indicados para atender às necessidades do negócio. Eles ainda auxiliam na implementação de estratégias diferenciadas para aumentar a eficiência da equipe e dos equipamentos tecnológicos.

Afinal, os consultores têm um conhecimento técnico e de mercado e acompanham as novidades da área. Sendo assim, eles sabem quais são as soluções mais rápidas e práticas para determinado empreendimento.

Contribuição de uma equipe especializada

Você já imaginou ter que contratar um profissional especializado para cada necessidade que surgir na empresa? Isso sairia muito caro para a companhia e poderia ocupar muito o tempo do gestor.

Já uma empresa de consultoria em gestão de TI conta com profissionais especializados em diversas áreas. Dessa maneira, sempre que surgir um problema, haverá ao menos um funcionário com conhecimento técnico para solucionar a situação.

Aumento da produtividade

A contratação de um serviço terceirizado de TI possibilita que a equipe dedique mais tempo ao desenvolvimento de estratégias para o crescimento do negócio. Os especialistas podem cuidar da infraestrutura para evitar falhas nos sistemas, enquanto a equipe se dedica às atividades prioritárias da companhia.

Vale lembrar que uma empresa que possui alta tecnologia, funcionando a todo vapor, permite que os colaboradores possam desempenhar as tarefas com mais praticidade e em menos tempo. Logo, isso resulta em aumento de produtividade, cumprimento de prazos e rentabilidade para a corporação.

Diminuição dos custos da empresa

Você pode estar pensando: “como vou reduzir os custos se eu terei que contratar uma consultoria em gestão de TI?” Essa ideia pode parecer contraditória no início, mas, em breve, você entenderá.

O primeiro motivo para a redução dos custos é a desoneração da folha de pagamento. A cada profissional novo contratado, a companhia precisa investir em treinamento, pagamento de salários, horas extras e encargos trabalhistas. Ao demitir um profissional, será necessário dar aviso prévio, pagar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e outros encargos.

Sendo assim, isso gera um grande custo para a corporação. A consultoria em gestão de TI é realizada mediante um contrato, ou seja, evita encargos trabalhistas para a companhia. Ela oferece profissionais especializados que podem melhorar os fluxos dos processos e a infraestrutura de TI.

Ademais, a empresa pode relacionar o contrato à qualidade da prestação de serviço. Desse modo, poderá acompanhar a produtividade da equipe terceirizada e exigir o acompanhamento de métricas de resultados.

Integração das informações

A consultoria consegue desempenhar a melhoria contínua dos processos e soluções, promovendo a integração de sistemas e suporte técnico para a equipe interna. Desse modo, se algum colaborador tiver dúvidas sobre uma ferramenta, ele pode solicitar ajuda da equipe terceirizada.

Para complementar, a integração de sistemas também facilita o gerenciamento das informações. Com isso, os colaboradores de vendas conseguem ter acesso aos mesmos dados que a equipe de marketing. Juntos, eles podem criar estratégias para conquistar mais clientes e oferecer um atendimento diferenciado para eles.

Segurança e confiabilidade para a empresa

Os ataques cibernéticos estão cada vez mais comuns e ameaçam a segurança dos dados das companhias. Nesse sentido, o serviço especializado de consultoria pode contribuir para aumentar a vigilância dos sistemas e reduzir as vulnerabilidades da infraestrutura de TI.

Muitas consultorias são capazes de oferecer serviços de monitoramento durante 24 horas, a fim de garantir a proteção das informações das empresas. Isso aumenta a confiabilidade dos clientes em relação à companhia e evita a indisponibilidade das ferramentas em horários de alta demanda.

Diante disso, é possível perceber que a consultoria em gestão de TI oferece vantagens no que se refere à produtividade da equipe, diminuição de custos e segurança. Este post trouxe novidades para você? Então, siga nossa página do Facebook e receba as nossas atualizações em sua linha do tempo!

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