A certificação PMP® é um dos mais importantes títulos para gerentes de projeto. Oferecida pelo PMI (Project Management Institute), ela atesta o conhecimento e a experiência do profissional, servindo para abrir muitas portas no mundo da gestão.

Seja para assumir novas responsabilidades dentro da sua empresa, buscar outra oportunidade de trabalho ou construir uma carreira internacional, obter essa certificação pode lhe ajudar. Continue lendo este artigo para saber mais sobre a PMP®, suas vantagens e importância.

O que é a certificação PMP®?

A PMP® é uma das oito certificações oferecidas pelo PMI (Project Management Institute). No contexto das certificações para profissionais que trabalham com o gerenciamento de projetos, ela é reconhecida como a mais importante no mundo.

A sigla significa Profissional de Gerenciamento de Projetos. Ao obter essa certificação, o profissional pode atestar sua formação, competência e experiência na condução de projetos. Como ela vale e é reconhecida a nível mundial, você pode comprovar sua capacidade internacionalmente, o que pode abrir muitas portas caso seu desejo seja aplicar para trabalhos em outra cidade ou país.

Quais os requisitos para obter a certificação PMP®?

A certificação PMP® é ideal para aquelas pessoas que já têm experiência em cargos de liderança em projetos. Ela serve para atestar a capacidade de profissionais já experimentados, demonstrando que eles dominam a metodologia do PMBOK® (Project Management Body of Knowledge) e conhecem a realidade da gestão de projetos.

Para se candidatar ao exame, os requisitos são os seguintes:

  • formação universitária de pelo menos 4 anos;
  • experiência mínima de três anos no gerenciamento de projetos (em posições de liderança ou como membro de equipe);
  • experiência mínima de 4.500 horas na liderança de projetos (coordenador ou gestor, por exemplo);
  • 35 horas de formação em conceitos do PMBOK®.

Caso o profissional não tenha formação universitária, ele pode se candidatar caso cumpra as seguintes exigências:

  • diploma de ensino médio;
  • experiência mínima de cinco anos no gerenciamento de projetos;
  • experiência mínima de 7.500 horas na liderança de projetos;
  • 35 horas de formação em conceitos do PMBOK®.

Se você não cumpre todos os requisitos, não tem problema. Existe outra certificação, chamada CAPM, destinada àquelas pessoas que ainda não têm experiência na liderança de projetos e buscam ser membros de equipe, coordenadores ou gestores de projetos de menor porte.

Agora, se você cumpre com as exigências e decidiu se certificar, tenha atenção com a manutenção do seu título. Profissionais PMP® precisam obter PDUs anualmente, pontos de formação continuada obtidos por meio da participação em eventos, voluntariado, leitura de livros e outras atividades que envolvam o estudo e o ensino.

Como é o exame para a certificação PMP®?

O exame pode ser realizado nas formas digital ou escrita. Nem todas as cidades têm centros certificados para a realização no formato digital, por isso alguns capítulos do PMI organizam provas escritas para quem não tem condições de viajar.

São 4 horas para responder 200 questões. Dessas, 175 valem para o exame e 25 servem como validação. Entre as perguntas, também há algumas diferenças: a maioria delas é teórica e faz referência ao PMBOK®. Porém, também há uma porcentagem de perguntas situacionais, nas quais o candidato precisa colocar-se em situações reais para responder.

Um dos aspectos mais interessantes desse exame é que não se conhece a pontuação mínima para ser aprovado. Os resultados dependem de diversos fatores, como nível de complexidade das questões corretamente respondidas. Para quem faz a prova em formato digital, o resultado sai imediatamente. Nele, você pode ver se está na média ou acima da média em relação a outros candidatos.

Para se preparar para o exame, é possível participar de grupos de estudos dos capítulos do PMI ou fazer cursos específicos para isso. É muito importante fazer simulados. Em geral, considera-se que o profissional está pronto para prestar o exame quando obtém resultados entre 70% e 80% nesses testes.

Quais as vantagens de se certificar como PMP®?

A principal vantagem de qualquer certificação PMI é o reconhecimento internacional. O instituto está em diversos países e tem capítulos em dezenas de cidades. Uma certificação PMP® ajuda a abrir portas em qualquer lugar do mundo.

Além disso, obter essa certificação oferece outras vantagens para o profissional. Veja algumas delas!

Diferencial competitivo

A certificação PMP® atesta que o profissional tem o conhecimento e a experiência necessária para gerenciar projetos. Tê-la não prova que você é um bom profissional, mas sugere que você conhece as boas práticas de gestão e se preocupou em consolidá-las. Em uma seleção de emprego, isso pode ser um diferencial.

Além disso, ser um gerente funcional não é o mesmo que ser um gerente de projetos. Ao complementar sua formação com esse conhecimento, você demonstra que tem as competências gerenciais necessárias para esse tipo de cenário.

Ascensão de carreira

Ser PMP® ajuda a ascender na carreira. Com a certificação, é possível concorrer a oportunidades mais desafiadoras e de maior responsabilidade, candidatando-se para gerenciar projetos maiores e mais complexos.

Isso abre a possibilidade de buscar trabalhos melhores e melhor pagos, podendo inclusive servir como ponto de partida para uma especialização em uma área de maior valor no mercado, como é o caso da gestão de riscos.

Experiência internacional

O PMI está em diversos países e suas certificações são reconhecidas em muitos contextos. Para quem deseja seguir uma carreira internacional, essa é uma grande oportunidade. Independentemente de onde você seja, uma certificação PMP® atesta que você domina as boas práticas de gestão e tem a capacidade de gerenciar um projeto segundo esses padrões.

Além disso, a própria estrutura do instituto favorece o networking. Ao chegar em uma nova cidade ou país, é possível estabelecer contato com os capítulos locais, conhecer outros gerentes de projeto e se envolver com atividades de voluntariado.

A certificação PMP® é uma ótima escolha para profissionais de projetos que querem consolidar seus conhecimentos, atestar suas competências e avançar profissionalmente. Obtê-la é o primeiro passo para uma sólida ascensão profissional e permite abrir portas, fazer networking e buscar oportunidades de trabalho mais desafiadoras.

Este artigo ajudou você a entender melhor sobre a certificação PMP® e sua importância? Esperamos que sim! Para receber mais conteúdos sobre gestão de projetos e processos, assine a nossa newsletter.

Escreva um comentário

Share This