Você fez uma faculdade, conquistou um bom emprego e agora quer buscar sua ascensão profissional? Este é o momento de valorizar as qualidades e corrigir as falhas. Você precisa ter dedicação e paciência para subir todos os degraus da sua jornada, pois o sucesso não chega de uma hora para outra. Ele envolve muito trabalho, estudo e foco.

É importante planejar seu crescimento, traçar as estratégias e buscar uma capacitação para alcançar a tão sonhada oportunidade. Também é fundamental desenvolver um bom networking para contar com o apoio de outros profissionais. Quer saber como fazer para chegar lá? Confira as dicas!

Desafios para obter sucesso na vida profissional

A taxa de desemprego no Brasil atinge 13,1% da população. Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) mostram que está cada vez mais difícil conquistar e manter uma vaga de trabalho.

A crise econômica no Brasil prejudicou variados setores econômicos e gerou a demissão de muitos trabalhadores, desde os que têm experiência e qualificação até os que atuam em funções mais operacionais. Isso deixa o cenário difícil para quem busca crescimento profissional.

A alta concorrência no mercado exige mais do que conhecimento técnico para exercer uma função. O profissional precisa saber inovar, apresentar suas ideias com clareza e buscar conhecimento em áreas correlatas à sua atuação.

Entenda mais no próximo tópico!

Estratégias para buscar ascensão profissional

Você quer crescer na empresa, mas não sabe o que fazer para conquistar o tão sonhado cargo? Confira as dicas a seguir!

Tenha uma rede de contatos

Conexão é tudo nos dias de hoje. Seja pelas redes sociais como LinkedIn e Facebook ou plataformas de comunicação como o WhatsApp, o profissional precisa ser visto e lembrado.

Por isso, é muito importante ter uma conta ativa nessas ferramentas e manter contato com colegas de faculdade, professores e profissionais da mesma área. Isso ajuda manter o diálogo com pessoas de diferentes meios e acompanhar o que acontece ao seu redor.

Ter um networking qualificado é uma excelente estratégia para buscar ascensão na carreira, mas é importante entender que esse é um caminho de mão dupla. Você precisa trocar informações, repassar conhecimento e compartilhar experiências, e não apenas receber.

Você pode participar de grupos de discussão sobre temas específicos relacionados ao seu dia a dia e compartilhar suas ideias. Lembre-se de agir com ética e responsabilidade, pois a sua maneira de dialogar nas redes fala muito sobre você.

Defina os objetivos profissionais

O que você quer para a carreira daqui a 5 ou 10 anos? É importante definir aonde você quer chegar para traçar todos os caminhos que deve percorrer. Essa decisão impactará diretamente suas atitudes no dia a dia e projetos a serem desenvolvidos.

Por exemplo: um estudante de medicina que pretende ser pediatra sabe que não basta concluir a faculdade. Ele precisa estudar para passar no curso e na residência médica e depois trabalhar muito para ter os próprios pacientes. Provavelmente, esse jovem deixará de sair com os amigos em muitos finais de semana para dedicar horas aos livros e à prática da profissão.

Dependendo do seu objetivo profissional, será preciso dispensar muitas horas em cursos e palestras, buscar conhecimento em línguas estrangeiras e outras situações que vão exigir tempo e dedicação. Quanto antes você traçar a sua meta, mais cedo poderá se dedicar ao seu desenvolvimento.

Crie um plano de carreira

Outro aspecto importante para quem busca ascensão profissional é a criação de um plano de carreira. Faça uma avaliação sobre como está no momento e quais são as etapas necessárias para alcançar o objetivo final.

Por exemplo: um profissional que pretende alcançar o cargo de diretor de recrutamento e seleção e atualmente tem uma função de analista, precisa especificar todas as estratégias a serem adotadas para chegar lá. Isso envolve cursos de capacitação, workshops, aperfeiçoamento pessoal, técnicas para seleção de candidatos, entre outras questões.

Esse planejamento ajudará você a escalar os degraus necessários para chegar ao topo. Ao separar o processo em pequenas etapas, você se sentirá motivado para focar no que realmente importa: o tão sonhado cargo.

Aprimore suas competências

Uma característica muito importante no âmbito das organizações é a inteligência emocional. Muitos profissionais têm conhecimento técnico, mas não sabem manter a tranquilidade em momentos de pressão e tomada de decisão.

Trabalhar os aspectos emocionais é muito importante para quem deseja progredir na carreira. O trabalhador precisa saber dialogar com as pessoas, delegar tarefas, aceitar críticas e agir com profissionalismo em momentos de tensão e conflito. Para isso, é importante buscar o autoconhecimento e identificar os seus pontos fracos e fortes.

Além do mais, você precisa aprimorar as suas habilidades de comunicação, liderança e gestão de equipes, pois essas características são valorizadas nos altos cargos empresariais.

Busque capacitação profissional

Uma graduação não é mais suficiente. Quem busca ascensão profissional deve estar disposto a se aprimorar constantemente. A tecnologia muda e novos processos surgem no mercado de trabalho e você precisa acompanhar isso.

O trabalho é árduo e o estudo deve ser contínuo, seja ele voltado a cursos de atualização e pós-graduação ou à participação em eventos da área.

Grandes empresas também costumam ter negócios fora do Brasil, o que demanda conhecimento em línguas estrangeiras. É importante investir em si mesmo e aprender o máximo que puder para estar à frente da concorrência.

Cuide da sua postura no ambiente de trabalho

Fique atento às regras do ambiente empresarial e siga as práticas de boa conduta. A companhia exige que você use um traje específico? Você precisa respeitar e cumprir a norma.

Também é importante evitar participar de conflitos e fofocas na empresa. Isso prejudica a sua imagem perante os gestores e compromete a produtividade. É fundamental saber agir com cordialidade e de acordo com a cultura da organização.

Cuide da sua imagem pessoal, inclusive nas publicações que faz nas suas redes sociais. Colocar determinadas opiniões sobre a empresa ou um colega de trabalho pode gerar demissão por justa causa e prejudicar o seu desenvolvimento profissional.

Pronto! Agora você já sabe que medidas adotar para buscar a ascensão profissional. Lembre-se de nunca parar de estudar e mantenha uma postura adequada na empresa e nas redes sociais.

Gostou das dicas do nosso artigo? Então, compartilhe-o nas redes sociais e ajude os seus amigos a conquistarem o crescimento na carreira!

Escreva um comentário

Share This