Durante décadas, as empresas aprenderam a utilizar a tecnologia para aspectos operacionais. Armazenar informações, automatizar tarefas e preencher formulários e relatórios a partir de um banco de dados são alguns exemplos. Embora todas essas funcionalidades sejam extremamente úteis, as ferramentas de Business Intelligence estão nos levando um passo além — elas contribuem de forma significativa para as tomadas de decisão.

Você entende como essas ferramentas funcionam? Sabe quais são as mais importantes para um gestor? Quer descobrir como elas podem contribuir para o sucesso do seu negócio? Então acompanhe o post de hoje! 

Qual é a importância das ferramentas de Business Intelligence?

As empresas atuam em um mercado instável, em que as condições podem mudar a qualquer momento. Para acertar em uma série de decisões — lançamento de produtos, compra de suprimentos, investimentos — o gestor precisa ficar muito atento. É preciso que ele tenha a capacidade de combinar informações internas, referentes ao funcionamento de sua empresa e externas para correr menos riscos e ter maior possibilidade de sucesso. 

Sem uma ferramenta de Business Intelligence (BI), o levantamento, a confirmação e a análise dessas informações exige muito tempo. Quando os analistas de negócio trabalham da maneira convencional, deixam de realizar uma parte importante do trabalho e ainda assim levam dias para chegar a uma conclusão.

As ferramentas de BI solucionam esse problema à medida que recolhem informações em tempo real e integram esses dados de forma precisa, garantindo que os gestores tenham uma base segura para a tomada de decisão. 

Quais são as ferramentas de BI indispensáveis para um gestor?

Apenas as empresas de grande porte podem se beneficiar ou arcar com os custos de uma ferramenta de BI, certo? Errado! Hoje o mercado dispõe de opções para empresas de todos os tamanhos e limites de investimento.

Entenda agora quais são as ferramentas úteis para negócios de diferentes portes e qual é a mais adequada — e indispensável — para sua empresa.

Empresas de pequeno e médio porte

Entre as pequenas e médias empresas, uma ferramenta que atende a demanda de forma plenamente satisfatória é a Power BI, uma plataforma de análise de dados e negócios desenvolvida pela Microsoft.

A ferramenta é baseada na web, e suas funcionalidades permitem monitorar dados organizacionais importantes. Além disso, os usuários podem integrar seus próprios aplicativos ao software e incorporar seus dados aos relatórios emitidos em tempo real. 

Ela permite a análise, transformação e visualização rápida de informações, além de possibilitar o compartilhamento de relatórios. Ao longo dos anos os desenvolvedores têm ampliado os recursos oferecidos por esse software, que o torna cada vez mais poderoso.

Empresas de grande porte

Grandes empresas precisam lidar com um volume maior de dados, decorrentes não só de suas próprias operações, mas do extenso mercado no qual atua. Hoje em dia o Micrisoft Analyse Services, na versão Enterprise, é a opção que processará esse grande volume de informações atualizado imediatamente, atendendo às suas necessidades. A versão Enterprise conta também com um recurso adicional que permite a construção de dashboards mobile.

Quais funcionalidades do BI são úteis no dia a dia?

O BI provê todos os dados que um gestor precisa para analisar a situação da empresa, identificar problemas, corrigi-los e tornar a organização mais eficiente e lucrativa. Vamos pensar em alguns exemplos.

Análise de fornecedores

Com o Business Intelligence, o gestor consegue fazer uma comparação objetiva dos fornecedores. A ferramenta permitirá o cálculo dos custos, além da análise de fatores como qualidade e entrega. Assim, ele pode escolher a melhor opção para o seu negócio.

Integração

Outra funcionalidade muito importante do BI é sua capacidade de integrar dados para analisar as operações. A ferramenta permite relacionar vendas, produção, estoque de mercadorias e de suprimentos. A ferramenta analisa a demanda e faz uma previsão precisa. Ela sinaliza a necessidade de realizar compras em uma quantidade compatível com as vendas, evitando perdas relacionadas à ruptura ou excesso no estoque.

Análise de RH

Mas o BI não analisa apenas os recursos materiais de uma empresa. Ele pode ser útil também para avaliar os Recursos Humanos. Por meio de indicadores ele mostra o desempenho de funcionários, gerentes e representantes, que podem ser usados para motivar o empenho e melhorar a eficiência.

Avaliação de consumidores

As ferramentas de BI são fundamentais também para analisar a sua concorrência e o comportamento do consumidor — um conhecimento fundamental para quem quer conquistar uma fatia maior do mercado. A solução também permite conhecer mais dados sobre os consumidores: qual é seu perfil de consumo, a flutuação, o ticket médio, a conquista de novos clientes ou a perda deles. 

Assim, a empresa pode melhorar seu atendimento e promover ações para conquistar e fidelizar esses clientes. Ela também pode identificar a oportunidade de negócios antes que sejam exploradas pela concorrência, aumentando seu faturamento.

Quais são os benefícios de uma ferramenta de BI?

Entre os benefícios do uso dessas ferramentas, podemos destacar: 

  • redução de custos: a ferramenta permite acompanhar indicadores, metas e o cenário em que a empresa está inserida, evitando a geração de gastos com imprevistos ou investimentos equivocados;

  • aumento na margem de lucro: a partir da redução de custos e da aposta em iniciativas certeiras, a empresa consegue obter um lucro maior;

  • precisão: com informações atualizadas e confiáveis, o gestor pode tomar decisões de forma mais precisa, evitando perdas e potencializando o lucro;

  • acompanhamento dos processos: produção de indicadores de desempenho que a empresa pode e deve utilizar para otimizar seus processos e melhorar as operações;

  • planejamento: diretores, gerentes e funcionários podem acompanhar o desempenho da companhia por meio de indicadores e tomar as medidas necessárias para corrigir a rota e concretizar o plano estratégico;

  • oportunidades: identificação de nichos de mercado carentes de determinados produtos ou serviços que a empresa pode atender.

A ferramenta consegue revelar, por meio da integração de dados, as situações, problemas e oportunidades que normalmente não chamam nossa atenção no dia a dia, mas que interferem significativamente nos resultados da empresa. Essas e outras características fazem a lista de benefícios ser extensa.

Por isso, hoje o BI é considerado indispensável para o sucesso de um negócio. Ele elimina todas as perdas decorrentes de investimentos e ações baseadas na “tentativa e erro” à medida em que proporciona previsões precisas e baseadas em dados. 

Para usufruir desses benefícios, é importante recorrer a uma consultoria especializada. Esse tipo de serviço vai ajudá-lo a escolher a ferramenta mais adequada para o porte e atividade da sua empresa, garantindo que ela tenha uma relação favorável entre retorno e investimento. 

Entendeu como as ferramentas de Business Intelligence podem revolucionar a gestão de um negócio e potencializar seu sucesso? Gostou do post? Quer ler outros conteúdos relevantes para a empresa? Então não perca tempo! Cadastre seu e-mail agora mesmo e receba nossa newsletter!

Escreva um comentário

Share This